Fonte: TV Foco

Uma notícia caiu como uma bomba nos bastidores da TV por assinatura brasileira nesta quinta-feira (09): o Esporte Interativo, um dos canais esportivos em maior ascensão nos últimos anos, capaz até mesmo de ameaçar o monopólio da Globo, vai sair do ar.

Segundo informações do site UOL Esporte, os funcionários do grupo Turner, que gerencia o Esporte Interativo, foram comunicados sobre essa decisão na sede da programadora no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta. Vários programas devem ser cancelados, resultando na demissão de mais de 100 profissionais. Desde o anúncio interno, que ocorreu por volta das 11h, os canais (Esporte Interativo e Esporte Interativo 2) exibem sua programação sem o logotipo na tela, e serão desativados de forma definitiva nos próximos 40 dias.

Apesar do canal sair do ar em todas as operadoras, a marca do Esporte Interativo não deixará de existir. O canal continuará ativo nas redes sociais, tanto que transmitirá jogos da Liga dos Campeões no Facebook. A TNT e o Space, canais de filmes que também fazem parte do grupo Turner, cederão espaço para parte da programação e transmissão de jogos do EI, uma estratégia que já vinha sendo utilizada.

A notícia da saída do Esporte Interativo do ar ocorre cerca de dois anos após o canal vencer uma verdadeira batalha para conseguir ingressar nas principais operadoras de TV por assinatura. Bancado pelo grupo Turner, o EI fez investimentos altos, e chegou a superar grandes concorrentes e adquirir os direitos de transmissão da Liga dos Campeões com exclusividade na tentativa de facilitar sua entrada na TV paga.

O canal ainda realizou campanhas para que o público pressionasse as operadoras. As negociações se arrastaram por algum tempo, até que em 2016, o EI entrou de forma definitiva na grade de canais da NET e da Sky. O acordo, no entanto, ainda demonstrou ser frágil, uma vez que desde do ano passado já havia informações de que o canal poderia romper com uma das operadoras este ano.

O motivo para o fim do Esporte Interativo na TV ainda não foi revelado, mas uma das razões pode estar relacionada à crise que afeta a TV por assinatura, principalmente os canais esportivos, que vêm tendo dificuldade para acertar a transmissão de grandes campeonatos internacionais. A própria Globo, por exemplo, teve que abrir mão da exibição de jogos da Liga dos Campeões.

Vale lembrar que o Esporte Interativo tem um acordo milionário com alguns clubes para transmissão do Campeonato Brasileiro da série A a partir do ano que vem, algo que antes era de exclusividade da Globo. Recentemente, os dois canais voltaram a discutir um acordo para que a transmissão do campeonato ocorra sem muitos conflitos. Com a confirmação do fim dos canais Esporte Interativo, os jogos serão transmitidos pela TNT e o Space.

NOTA OFICIAL

Através das redes sociais, o Esporte Interativo se manifestou oficialmente sobre o fim do canal na TV paga, e confirmou que investirá apenas na web e na transmissão de jogos realizadas através da TNT e do Space. Confira a nota oficial na íntegra:

“Nós do Esporte Interativo/Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciamos hoje que estamos migrando a nossa programação de TV com o futebol nacional e internacional para as marcas TNT e Space. A Turner continua comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA pelas próximas três temporadas, iniciando as transmissões a partir deste mês. Além disso, a partir do ano que vem, começaremos a transmitir a série A do Campeonato Brasileiro até 2024.

Os canais do Esporte Interativo na TV serão desativados nos próximos 40 dias e deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos. Entretanto, as nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, EI Plus e qualquer outra plataforma digital em que os apaixonados por esporte estejam presentes.

Não dá pra negar que estamos tristes com o fim dos canais Esporte Interativo na TV, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos e animados com o futuro, em que estaremos todos os dias na TNT e Space, com as mesmas narrações, comentários e brincadeiras que nos acostumamos a ouvir nos últimos 11 anos. E claro, seguiremos juntos, diariamente, com a nossa família de mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. Muito obrigado pelo apoio de sempre. Contamos com vocês nessa nova caminhada. Tamo junto!”