Fonte: Tribuna Norte

Dois professores do Rio Grande do Norte estão na fase final do XX Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC), que reconhece projetos com potencial transformador no ensino de artes. Jailson dos Santos, de Caicó, e o professor Emanuel Alves Leite, de Umarizal, estão concorrendo nas categorias Ensino de Jovens e Adultos e Ensino Médio.

O professor Jailson dos Santos, de Caicó, foi classificado com o projeto “A reinvenção de si”, realizado com os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra. Já o professor Emanuel Alves Leite, de Umarizal, foi classificado com o projeto “Artes Cênicas: Pulando o Muro da Escola”, feito com os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

São cinco categorias de premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os professores premiados recebem 10 mil reais, certificado e participam de uma semana de formações culturais na cidade de São Paulo. As escolas nas quais os projetos foram desenvolvidos ganham equipamentos.

Cada professor premiado tem também seu projeto registrado em um documentário produzido pelo Instituto Arte na Escola. Após a cerimônia de premiação, os cinco documentários produzidos se desdobram em materiais formativos para outros professores de Arte.