Neste domingo (27), houve novos registros de incidência de óleo em praias potiguares. A informação foi divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN) em seis pontos do litoral sul. Equipes do combate ao incidente atuaram na limpeza destes locais: as praias de Búzios, Tabatinga e Camurupim, em Nísia Floresta, além da Praia do Amor e Praia do Giz, em Tibau do Sul, e Pirangi do Norte, em Parnamirim.
Voluntários colaboram para retirada do óleo nas praias do Nordeste
As praias de Búzios e Tabatinga foram identificadas como em estado crítico. Na praia de Búzios, uma equipe da Marinha do Brasil, Defesa Civil e CDA Petrobrás esteve presente para a limpeza das manchas esparsas que apareceram.
Equipes da Marinha, Defesa Civil, prefeituras municipais de Tibau do Sul e Nísia Floresta também se deslocaram para limpeza de manchas de óleo nas praias de Sagi, Búzios, Camurupim e Barreta. A ONG Oceânica fez um monitoramento na área dos parrachos de Pirangi do Norte e informou que havia pequenas poças de óleo nas pedras, além de algumas manchas flutuantes na água.
A Defesa Civil também fez vistorias nas praias do litoral norte neste domingo (27), em Maxaranguape e nas praias de Natal, mas não identificou vestígios de óleo. Estão sendo aguardados para esta segunda (28), os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para repasse aos municípios atingidos, com prioridade para aqueles que estão apresentando novos vestígios de óleo.
Fonte: Tribuna do Norte