Fonte: JP

Tão logo a prisão do ex-presidente Michel Temer repercutiu nas redes sociais, a notícia acabou sobrando também para a mulher dele, Marcela Temer, principalmente no Twitter.

Ver imagem no Twitter

A maioria dos internautas que menciona a ex-primeira dama sugere que, com a prisão do marido, ela seria vista entre os usuários do Tinder, um aplicativo de paquera. Alguns fazem trocadilho com o nome Marcela e Jenifer em alusão à música “O nome dela é Jenifer”, hit do verão. Aplicativos de bate-papo também compartilham a imagem, que trata-se de uma montagem com a foto dela.

“Meu maior espanto é enxergar uma mulher que sempre foi enaltecida por ser bela, recatada e do lar como uma mera oportunista neste momento”, opina a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, professora da Universidade Federal do Rio e responsável, há 25 anos, por pesquisas sobre as mulheres e os homens brasileiros.

Casamento por interesse

“Inegável que as escolhas de determinadas mulheres vistas socialmente como jovens e bonitas por homens mais velhos e mais ricos e poderosos sempre provoca a suspeita de interesses escusos do casamento por interesse”, acrescenta Mirian.

Para a antropóloga, ao generalizar essas escolhas, sempre há um risco de reforçar os padrões mais dominantes da nossa cultura e sociedade. “O que me causa mais incômodo é buscar diminuir uma mulher que, até que se prove o contrário, não está diretamente envolvida em qualquer escândalo”.

Machismo

Mirian complementa dizendo que, muitas vezes, “a tirania e a violência contidas nessas mensagens, que deveriam ser dirigidas aos investigados”, acabam recaindo sobre a família e, principalmente, as mulheres deles.

“Esse tipo de brincadeirinha de cunho machista que muitas mulheres sofrem, não só no Brasil, mas no mundo, acusações de serem meras interesseiras ou aproveitadoras de velhinhos ricos e poderosos, acaba atingindo também mulheres que realmente amam, respeitam e admiram seus maridos, por que não? No cenário internacional, mulheres como Carla Bruni (casada desde 2008 com Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França) e Melania Trump (casada com o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde 2005) também são alvo desse tipo de acusação, por exemplo”, exemplifica, mencionando mulheres que já tinham suas próprias carreiras antes do casamento.

Desrespeito e Insensibilidade

Segundo Mirian, o comportamento das redes reflete a falta de sensibilidade das pessoas atualmente com situações mais sérias. “É uma forma de desrespeito e insensibilidade, pra dizer o mínimo, de determinadas pessoas que acham que não ferem os sentimentos, não só daquela mulher, mas de todas as mulheres de certa forma”.

“Em um momento tão dramático do País, com tantas coisas acontecendo todos os dias, algumas pessoas têm ainda a capacidade de encontrar motivos para rir e zombar de outras pessoas que elas nem conhecem”.

Eddie Moraz@emoraz

ATENÇÃO: Não dá tempo chamar a pra sair não. O tal corno já deve estar voltando pra casa. Além disso, você não é rico o suficiente. Esqueça.

Veja outros Tweets de Eddie Moraz

Júnior Loureiro@Juniorloureiro9

Lembrando que usar a imagem da com ar sexista por conta da prisão de é sim!